domingo, 19 de outubro de 2008

Composição fotográfica atravéz da Grid

Olá a todos novamente!
Hoje eu gostaria de mostrar como a Grid(grade) do Photoshop, pode te ajudar a melhorar a composição dos objetos e cenário dentro do 'palco' da sua foto.
Quando tive a idéia deste post fiquei pensando num título que descrevesse exatamente o que ele faz. Então comecei a pesquisar no google sobre "9 quadrados fotografia" afim de encontrar algo para completar nosso post. Então, encontrei uma página da Kodak, que pode falar sobre composição fotográfica de uma maneira bem simples. Antes de continuar, entre no site por aqui e dê uma lidinha. É rápido.

Agora que você já leu a matéria da Kodak(se não leu eu vou pedir pra você voltar e ler, eu espero o tempo que for preciso =), vamos abrir o Photoshop. Escolha uma foto que contenha um fundo e um objeto/pessoa. Olhe abaixo a que eu escolhi.


Conseguir bom equilíbrio também faz parte das recomendações para uma boa composição. O enquadramento e a disposição dos assuntos foram todos cuidadosamente selecionados a fim de poderem criar uma foto bem equilibrada.
Quando tiramos uma foto procuramos mostrar da melhor forma o que queremos que seja visto e entendido. Algumas fotos são trabalhadas de forma com que fisgue nosso olhar primeiramente para um ponto da foto e depois a outros. Isso é a composição.

O olho humano percebe alguns pontos em especial da foto, mais rapidamente do que outros. Podemos dividir uma fotografia em nove quadrados. Isso nos ajuda a estudar o melhor posicionamento do objeto em destaque. Eis como uma foto é dividida.



Perceba que a mulher na foto, está exatamente num dos pontos de composição da foto que são importantes e chamam mais a atenção(pelo menos num primeiro momento).
O olho humano tende em olhar ou procurar esses pontos 'agradáveis'. Então, sempre é bom compor sua foto utilizando este princípio. Mas vamos ao Photoshop.

A Grid do Photoshop, por padrão, é configurada pra ser exibida em vários pequenos quadrados para te ajudar a alinhar e distribuir objetos no quadro. Vá no photoshop e pressione as teclas CTRL + " . Isso fará com que a Grid seja ativada. Podemos configura-la para se tornar uma referência na composição de nossas fotos. Vamos ajustar no painel de preferências esta configuração.
Vá até Edit > Preferences > Guide, Grid & Slices... e configure os valores conforme mostrados na figura abaixo.



Clique em OK quando finalizar para salvar as alterações. Volte para sua foto perceba que agora sua foto está divida com os 9 quadrados de composição da foto(Caso não esteja vendo pressione CTRL + " para ativar a Grid). Você verá que nunca mais poderá viver sem ela. =-)
Se em algum momento a Grid estiver atrapalhando a edição ou visualização da sua foto, basta pressionar CTRL + " para ativar e desativar a Grid. Simples e muito útil.

Dica: Caso você precise ajustar sua foto para encaixar em alguma dessas áreas agradáveis aos olhos, utilize a ferramenta Crop (atalho C) e sublinhe o novo campo para a foto.

Nenhum comentário: