quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Windows 7 - Primeiras imagens!

Ontem na PDC, a Microsoft mostrou publicamente pela primeira vez o Windows 7. Até agora a empresa manteve, de alguma forma, segredo acerca do novo sistema operacional. Nos últimos meses a Microsoft apenas falava numa leque de novas funcionalidades e muitas alterações aos serviços existentes.

Ocasionalmente apareceram screenshots da Calculadora ou do Paint, sem que nada fosse assinado oficialmente pela casa mãe. Mas finalmente podemos ver o aspecto que terá o Windows 7.

Não vamos pensar que haverá uma alteração visual igual à que aconteceu com a passagem do Windows 95 para o 98, há 13 anos atrás, nem pensar, teremos algo bem mais familiar!

Primeiro e indo ao encontro com o que tenho vindo a dizer, o Windows 7 não trará nenhuma revolução gráfica, como vimos na passagem do XP para o Vista, onde o conceito Glass foi introduzido.

Em termos de segurança o Vista trouxe um reforço, talvez exagerado, que provocou confusão, incomodo e de certa forma, assustou o utilizador, a passagem do Vista para o Seven já não será assim. Será uma transição onde esses sistemas estarão presentes, embora ligeiramente mais polidos, no entanto estão lá, as pessoas é que já não vão estranhar e já não se assustarão com o UAC.

Quer isso dizer que mesmo que as alterações lhe possam ser totalmente invisíveis, a experiência do utilizador fará com que o produto seja encarado como mais evoluído do ponto de vista da facilidade de interação.

Algumas novidades estão obrigatoriamente presentes porque hoje utilizamos o computador de forma diferente, temos em casa, temos na rua e temos nas empresas o nosso perfil e queremos ter tudo sincronizado.

Aparecem agora ícones que nos levam de forma mais rápida para as aplicações mais utilizadas e para serviços que dantes estavam escondidos bem por trás dos menus.

O desktop quer-se agora flexível, onde não teremos os gadgets obrigatoriamente numa barra, haverá mais “espaço” de escolha. Agora os gadgets vivem no desktop.

A barra de tarefas foi reformulada, estando agora com mais qualidade facilitando o acesso aos ícones lá dispostos. Agora os ícones, em vez de escondidos ou visíveis conforme vontade do utilizador, no Windows Sete só estarão visíveis se estiverem ativos.

Outra importante alteração é na forma como as bibliotecas são mostradas. Agora a apresentação poderá ser feita por vários critérios.

O Explorador do Windows está ligeiramente diferente, a “tree” apresenta-se mais sóbria e com caminhos mais diretos.

Estas foram algumas, poucas, alterações que se percebem, das imagens e das opiniões de quem já experimentou o novo sistema Operativo. Será dada mais informação à medida que for saindo da PDC.

Vi no pplware

Nenhum comentário: