quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Máscaras de Seleção

Um recurso indispensável e que muitos tem 'medo' de utilizar(pelo menos quando se está começando a mexer no Photoshop), é a Máscara de seleção.
Vamos entender como utilizar essa opção que mudará sua forma de enxergar o Photoshop.

Versão aplicada:
Photoshop CS3 (Inglês).
Dificuldade: Fácil
Nível: Iniciante


Ao abrir o Photoshop, a versão padrão da sua área de trabalho é carregada. Veja a imagem.





Caso não esteje como visto acima, vá até o menu Window > Workspace > Default Workspace para deixa-la normal. Obs.: Vamos ter um post especificamente para aprender a melhorar nossa área de trabalho de acordo com nossa necessidade, mas por agora vamos deixa-la assim, ok!? ;-)
Agora com nossa área de trabalho padrão, observe que existe na parte inferior direita, a paleta de Layers (vamos passar muito tempo nela então, trate-a bem!).


Escolha uma imagem para utilizarmos hoje. Para isso vá até o menu File > Open ou pelo atalho Ctrl + O e selecione o arquivo.
Observe que após abrir a foto, uma miniatura dela é mostrada na paleta Layers. Por padrão, o Photoshop entende que essa foto é seu plano de fundo e por isso ele está bloqueado. Para resolver isso e liberar a edição do layer onde sua foto está, clique duas vezes sobre o cadeado que está ao lado do layer.







Ao aparecer uma caixa, clique em OK para confirmar o converção do layer.
Agora ele está destrancado.

Até agora não falamos nada de Máscaras, mas é importante que você se familiarize com a paleta Layers, por isso fizemos este passo a passo até aqui.







Enfim, Máscaras.
Entenda que toda seleção de imagem no Photoshop, na verdade é uma outra imagem. Quando utilizamos a ferramenta Magic Wand Tool (W), na verdade vemos a parte amigável da seleção. Por trás dessas 'formiguinhas' que ficam andando na sua foto quando existe uma seleção, está uma outra imagem em tons de cinza (famoso preto e branco) que indica o que esta sendo selecionado.



















O nome 'Máscaras' se dá porque a imagem em tons de cinza é utilizada em cima na imagem que será alterada, realmente como uma máscara.

Para entender como elas funcionam, temos os seguintes ítens que você deve saber:
  1. Máscaras são totalmente editáveis. Não tenha medo de errar. As vezes é necessário pintar uma parte desnecessária e apaga-la depois afim de conseguir sua proposta.
  2. Máscaras são pinturas. Como as máscaras são imagens em tons de cinza, temos que saber que, o branco é a parte da máscara que vai aparecer, e o preto a parte que será ignorada. Os tons entre preto e branco(cinza) irão aparecer conforme a intensidade do cinza, provocando uma transparência na sua seleção.













Para criar sua máscara clique na imagem na paleta de Layers para selecionar a camada desejada. Quando selecionada, uma nova opção na paleta de Layers é ativada(na verdade várias outras). Observe que existe um ícone de um quadrado com uma bola no meio. É a máscara. Vamos clicar nele.
















Ao clicar, o Photoshop cria uma janela branca ao lado da miniatura da foto, nos Layers. Agora ela está mascarada. Mas você pergunta: Por quê não mudou nada? Simples. Lembra que o branco na máscara, é tudo aquilo que vai aparecer? Então, entendeu agora? Nossa máscara está totalmente branca. Ela é criada assim por padrão no Photoshop, mas vamos testa-la.
Observe que agora você pode editar a foto ou a máscara, clicando sobre a miniatura da foto para editar a foto, e sobre a miniatura da máscara para editar a máscara. Parece óbvil, mas muita gente se perde aqui, então, lembre-se disso.
Com nossa máscara selecionada(ativada com um clique em cima dela), vamos modifica-la para obter uma seleção personalizada. Com a ferramenta Brush(B) vamos pintar nossa máscara/seleção. Antes disso, vamos deixar as cores da nossa paleta, preto e branco. Para isso acontecer pressione a tecla D. Por padrão, o Photoshop colocar o branco na primeira cor e o preto em baixo. Para inverter isso pressione Shift + X. Ok, agora estamos prontos.


Comece a pintar sua máscara com o preto (Brush) e veja que sua imagem está sendo alterada. Mais uma vez: Branco é o que eu quero, preto é o que eu não quero e os tons de cinza são o que eu quero parcialmente(transparências).





Se antes de começar você quiser inverter sua máscara inteira para o preto(não aparecer nada) clique na máscara e pressione Ctrl + I . Você também pode fazer isso ao criar sua máscara. Quando for clicar no ícone da máscara, pressione Alt e clique. Ela aparece preta agora ;). Isso pode ser bom quando sua seleção é grande ou pequena demais, facilitando o processo de pintura.

Quando você pintar um área que não desejava, basta trocar a cor e pintar novamente. As cores de primeiro e segundo plano podem ser trocadas entre si atravéz da tecla X. Bastante útil.

A vantagem da máscara é que você não perder informações da sua imagem, apenas oculta. Se um dia você quiser ela devolta basta modificar a máscara.

Nenhum comentário: